Foto: Prêmio IBEST de Fotografia
Alexander Natruskin / Reuters

 

TAMANHO É DOCUMENTO

Angela Moura

 

"A razão do mais forte
é sempre a melhor."
LA FONTAINE


Quando estiver sentado, nunca discuta com alguém em pé à sua frente.

Sabe por quê?
Você já perde de saída. A pessoa em pé dobra de tamanho. Isso só tende a estimular sua coragem e arrogância, canalizando-as em cima de você.

Dizem que tamanho não é documento, mas a gente sabe muito bem que é. E como sabe!...
Numa hora dessa, de que adianta o extrato, o frasco daquele perfume divino, a minúscula jóia de maiúsculo preço, aquela gotinha de pimenta que mata dez, se o que está em jogo é a sua linda carinha e o cliente de pé é peso pesado?

Não pense muito e puxe firme o tapete dele.
A primeira e mais importante medida é fazer o cliente brigão sentar-se à sua frente.
De pé, convide-o para sentar-se, fazendo o mesmo em seguida.

As coisas de saída parecem melhorar. O equilíbrio fica meio restabelecido, seu coração começa a voltar ao compasso normal.

O cliente, um pouco menor, já deve estar menos nervoso ou querendo se parecer mais calmo, desde o capítulo anterior. E, sentado, ele fica bem menos forte.

Note-se que o corpo humano tende a se descontrair quando sentado. Sendo assim, você já tem um clima facilitador para conseguir apaziguar o seu menos bravo cliente.
Ele sentado nada mais é do que uma visita e, pelo certo, deveria portar-se como tal. Como todo bom visitante, acaba tendo que fazer mais cerimônia e até lhe agradecer, mentalmente, pelo confortável assento. Afinal de contas, a casa é sua.

Um segredinho: se sua cadeira for regulável, deixe-a um pouco mais alta do que a dele.

Depois do confronto do tamanho e de todo esse tamanho de conforto, que não é para qualquer um, mais uma batalha vencida.

Agora, cá entre nós, mesmo sem qualquer reclamação ou briga por parte do cliente e, apesar de sua comodidade, não é educado nem elegante atender sentado a alguém de pé.

Para um bom atendimento, você só tem uma alternativa: ou fica de pé e sofre como ele, ou faz um convite para que se sente também. A escolha é sua.

Do livro "$O$, Salve-se o Cliente"
Copyrigh © 1993 by Angela Moura

 

 

 


TENHA UM LINDO DIA !!!!

 

VOLTAR

 

 

 

Imagem: Webshots e Bluemountain

 

Copyrightę 2002 by Angela Moura
Todos os direitos autorais registrados

www.angelamoura.com.br